banner11 banner22 banner33 banner44
Ghelman Dentistas

NOVOS CONCEITOS EM ODONTOLOGIA


As visitas ao dentista, até poucos anos atrás, eram sinônimos de momentos de dor, medo e tortura. Era isso que se passava na cabeça da maioria das pessoas e que perdura, ainda, rondando a mente de várias delas. Geralmente esse pavor odontológico é oriundo de traumas passados, geralmente na infância, fobias, principalmente de agulhas e brocas, além de todo o folclore negativo que existe em relação ao dentista.

Nos dias atuais, tudo aquilo que rotulava o profissional negativamente vem sendo superado. O crescimento das pesquisas na área, os avanços técnico-científicos e o aprimoramento da capacidade dos profissionais fazem das consultas ao dentista, se não visitas prazerosas, momentos longe de serem desagradáveis.

Os artifícios profissionais para o diagnóstico de alterações bucais, hoje em dia, são os mais diversos: laser, câmeras intra-orais, pastilhas evidenciadoras de placa bacteriana, entre outros. O processo de anestesia também já não é doloroso e evita a sensação de formigamento e inchaço em grandes áreas (lábios, bochechas).Além do desenvolvimento de técnicas e fármacos anestésicos, existe um aparelho, o qual chamamos de anestesia computadorizada, que utiliza a precisão de um computador para a anestesia.

Outra área que vem cada vez mais sendo requisitada em odontologia é a estética. Um sorriso bonito e harmonioso é cada vez mais valorizado. Dentes fraturados, manchados, com alterações em forma e tamanho podem ser restaurados em minutos com resinas, que cada vez mais têm aumentada a gama de opções de cores. Alguns tipos deste material podem ser usados para restaurações, em substituição ao amálgama de prata, que tem seu uso questionável. As coroas de porcelana "metal-free" eliminam as sombras metálicas que apareciam nas gengivas, além de oferecer também uma naturalidade e fidelidade em cores e características do elemento dental insuperáveis.

O uso do laser em odontologia vem aumentando conforme as indicações e sucessos clínicos vêm crescendo, porém sua utilização se restringe a casos específicos. Os implantes ósseo-integrados talvez representem o maior avanço em odontologia. Tal terapia pode eliminar o uso de próteses removíveis (dentaduras, "roachs") e pontes fixas. Além disso, o paciente pode sair da cirurgia com a prótese instalada, quando o caso se enquadrar de acordo com as normas e os protocolos estabelecidos.

Apesar de todas essas inovações, o que deve ser mais valorizado é a relação entre o paciente e o profissional, na qual o profissional visualiza o indivíduo como um todo. O dentista não vê mais seu paciente como uma boca ou somente como dentes. A atenção profissional se volta para a pessoa em seu todo pois, entre outros fatores, os problemas bucais podem repercutir em outras partes do organismo e vice-versa. O que deve ser também valorizada é a prevenção de doenças bucais. Um auto-exame feito pelo próprio paciente para detectar possíveis alterações em bochechas, lábios, língua, visitas periódicas ao dentista, além de uma higiene oral apurada, irão proporcionar uma odontologia mais saudável, menos dispendiosa e manterá o elemento dental o mais natural possível, pois nada é melhor do que nosso próprio dente.



ENDEREÇO


Edifício Ipanema 2000
Rua Visconde de Pirajá, 547 / 621
Ipanema - Rio de Janeiro
E-mail: michel@ghelmandentistas.com.br
Telefones: (21) 2294-3355 / (21) 2512-2216 / (21) 2512-1109

CRÉDITOS


Copyright© 2014 Ghelman Dentistas
Todos os direitos reservados

Criação: Owns Digital