banner11 banner22 banner33 banner44
Ghelman Dentistas

Ortodontia


P: Desde adolescente, tenho meus dentes inferiores acavalados um sobre o outro. Isso não me incomodava, mas agora vi em uma fotografia recente que meu sorriso está horrível. Será que posso corrigi-los mesmo com 36 anos? - Laura ( Rio de Janeiro )

R: O apinhamento dentário ou acavalamento dos dentes, como descrito na carta, é resultado, geralmente, de falta de espaço na arcada para todos os elementos dentários. Existem arcadas que são estruturadas para comportar 32 dentes, ou seja, oito dentes por quadrante. Entretanto existem outras, por exemplo, que só tem espaço para 28 dentes, não havendo espaço para os sisos. Há casos em que, mesmo não havendo espaço para eles, os sisos se encontram presentes, causando desarmonia no posicionamento dos dentes.

Para corrigir esse apinhamento, deve-se primeiramente eliminar o fator causal desse processo. Após esse passo começa-se a reposicionar os dentes, quando possível. Para a realização do tratamento ortodôntico são necessários exames radiográficos e modelos em gesso das arcadas dentárias. Quanto mais jovem o paciente maiores são os índices de sucesso e mais rápido é o tratamento, pois este é realizado em conjunto com o crescimento e desenvolvimento dos ossos mandibular e maxilar. Muitas vezes a extração dos sisos, quando presentes, é indicada. Na realidade, não existe uma idade limite para o tratamento ortodôntico, porém há, às vezes, algumas limitações.

Por outro lado, a correção do apinhamento dentário, quando pela ortodontia não for possível, pode ser feito pela odontologia cosmética. Nesses casos são realizados pequenos desgastes nos dentes envolvidos com o apinhamento e são realizados, através de resinas compostas, uma reestruturação na forma e função de tais dentes.


P: Minha filha tem mania de ficar tentando tirar cutícula em volta das unhas com os dentes. Ela já está com 11 anos e tenho reparado que está ficando dentuça. Há alguma relação? - Marisa ( Rio de Janeiro )

R: A oclusão dentária ideal é aquela onde temos os contatos dos dentes superiores com os dentes inferiores de forma harmônica. A articulação temporomandibular (ATM) e os músculos da mastigação, que são os responsáveis pelos movimentos da mandíbula, no caso de uma oclusão balanceada trabalham corretamente.

As pessoas que se apresentam dentuças provavelmente possuem problemas de oclusão. Neste caso, os dentes superiores ocluem com os inferiores com uma distância horizontal entre eles maior que o normal. Hábitos viciosos como tirar cutículas com os dentes, roer unhas, morder os lábios, lápis, caneta e outros objetos potencializam essa má oclusão. Além de problemas estéticos podem aparecer também dores nos músculos da mastigação e na ATM devido ao mal funcionamento dos mesmos.

Nas fases de desenvolvimento da criança os tratamentos para problemas oclusais são mais rápidos e garantem maiores índices de sucesso. Sugiro uma avaliação profissional, tanto clínica quanto radiográfica para solucionar a questão.



ENDEREÇO


Edifício Ipanema 2000
Rua Visconde de Pirajá, 547 / 621
Ipanema - Rio de Janeiro
E-mail: michel@ghelmandentistas.com.br
Telefones: (21) 2294-3355 / (21) 2512-2216 / (21) 2512-1109

CRÉDITOS


Copyright© 2014 Ghelman Dentistas
Todos os direitos reservados

Criação: Owns Digital