banner11 banner22 banner33 banner44
Ghelman Dentistas

RETRAÇÃO GENGIVAL


P: Estive observando que com o passar dos anos, minhas gengivas subiram, deixando meus dentes mais longos. Nesses locais sinto um pouco de sensibilidade. Porque isso ocorre? O que devo fazer? - Gláucia ( Rio de Janeiro )

R: Segundo o relato descrito, o que ocorre neste caso é o que chamamos de retração gengival. Temos então uma retração, ou seja, diminuição de tecido gengival. Com isto, áreas que originalmente não estavam expostas no meio bucal, nestas situações, passam a fazê-lo. Sendo assim, o cemento radicular e dentro de pouco tempo a dentina passam a estar expostos no meio oral e susceptíveis a vários estímulos, principalmente térmicos, podendo gerar, nessas áreas, alguma sensibilidade.

A retração gengival pode ocorrer por vários fatores. Dentre eles destacam-se doença periodontal, trauma oclusal e escovação incorreta dos dentes. Após uma avaliação profissional o diagnóstico é obtido e a retração é tratada. Em alguns casos são feitos enxertos gengivais nas áreas que tiveram perda, assim como restaurações, quando necessárias, nas áreas expostas pela retração. Se o problema for causado por escovação incorreta o tratamento conta com instrução de higiene oral pelo dentista para a prática de uma higiene oral correta.



ENDEREÇO


Edifício Ipanema 2000
Rua Visconde de Pirajá, 547 / 621
Ipanema - Rio de Janeiro
E-mail: michel@ghelmandentistas.com.br
Telefones: (21) 2294-3355 / (21) 2512-2216 / (21) 2512-1109

CRÉDITOS


Copyright© 2014 Ghelman Dentistas
Todos os direitos reservados

Criação: Owns Digital