Saliva

P: Em uma reportagem, li que a saliva combate à cárie. Como salivo bastante e tenho algumas cáries gostaria de saber se isso é verdade. - Iracema ( Teresópolis )

R: A saliva é um grande aliado que temos para a manutenção da saúde oral. Além de umidificar, evitando o ressecamento da mucosa bucal, a saliva possui entre seus componentes proteínas que fazem o papel de defesa da boca frente a certas agressões. A saliva age também, juntamente com outros fatores, contra as cáries e a doença periodontal.

A ação da saliva no processo de desmineralização do dente (cárie) é a seguinte: as bactérias presentes na placa bacteriana que está aderida aos dentes interagem com os açúcares ingeridos pelo indivíduo tornando o meio no qual elas estão ácido. Esse meio ácido gera no elemento dental uma desmineralização que pode ser revertida ou tornar-se uma cavidade. O papel da saliva nesse processo é de neutralizar esse meio ácido, impedindo o avanço da cárie. Porém, há uma variação do pH (índice que define a substância como ácida, básica ou neutra) salivar de indivíduo para indivíduo que pode ser analisada através de um exame denominado teste salivar. Portanto, a saliva nem sempre conseguirá ajudar na neutralização desse meio ácido. Vale ressaltar que para o desenvolvimento ou não de uma lesão cariosa vários outros fatores estão envolvidos no processo, como quantidade de flúor presente, hábitos alimentares, susceptibilidade do indivíduo para com a doença cárie e controle de placa do mesmo. A saliva, isoladamente, não combate a cárie.