Sisos

P: Segundo a avaliação de meu dentista é necessário fazer as extrações dos meus quatro sisos. Tenho escutado falar que é um procedimento muito doloroso. O que se pode fazer para diminuir a dor desta cirurgia? - Patrícia ( Rio de Janeiro )

R: A cirurgia para remoção dos terceiros molares ou dentes de siso tem seu grau de complexidade através da posição do dente na arcada. Geralmente, os terceiros molares quando têm indicação para serem removidos estão inclusos, ou seja, não erupcionaram na cavidade oral estando no nível ósseo, ou semi-inclusos. Tal cirurgia é, na maioria das vezes, realizada em ambiente ambulatorial (consultório) e não oferece maiores problemas, principalmente em pacientes saudáveis. Entretanto, o paciente tem seu grau de responsabilidade para o sucesso da cirurgia, respeitando os cuidados pós-operatórios, tais como alimentação líquida ou pastosa e de preferência gelada, dormir com a cabeça mais elevada que o resto do corpo, evitar fazer bochechos, entre outros. As extrações dos sisos, dependendo de quantos forem extraídos e do planejamento do profissional, podem ser feitas até mesmo em uma só consulta. Os anestésicos para essas extrações são geralmente mais potentes do que os usados, por exemplo, para remoção de cáries. Alguns medicamentos para diminuir a ansiedade podem ser prescritos previamente à cirurgia. O uso de analgésicos, antiinflamatório e antibiótico garantirá um pré, trans e pós-operatório indolor e livre de infecções. Outra alternativa para esse tipo de cirurgia é a realização da mesma em ambiente hospitalar com o uso de anestesia geral. Na maioria dos casos, esta é recomendada para certos grupos de pacientes especiais que necessitem de acompanhamento e monitoramento médico durante a cirurgia.