Higiene oral correta, prevenção eficaz

1. A placa bacteriana, cujo acúmulo pode ser evitada através de uma escovação correta e do uso diário de fio dental.
  2. Tártaro sobre a gengiva. A raspagem deve ser feita pelo dentista, com instrumentos apropriados, no máximo a cada seis meses.
  3. O tártaro sub-gengival forma uma espécie de bolsa no osso. Há casos em que a remoção deve ser feita a cada quatro meses.
  4. O desgaste do osso, provocado pelo acúmulo de tártaro, pode levar ao abalo e, consequentemente, a perda do dente.

Tártaro em excesso pode levar à perda do dente

1. Uma boa higiene oral evita a formação de tártaro e mantém os dentes saudáveis.
  2. Quando o tártaro não é removido ocorre um processo de desgaste do osso do dente.
  3. O acúmulo excessivo de tártaro pode levar a perda do dente em menos de dois anos.

Os problemas da gengiva atingem 75% dos adultos. A ideia de que eles só aparecem a partir da meia idade é totalmente errada, pois muitos sinais têm sido encontrados em indivíduos mais jovens e até em crianças. O diagnóstico precoce do problema é muito importante para evitar a perda dos dentes.

A gengivite (infecção das gengivas) é, na maioria das vezes, inflamatória, devido à irritação local causada pela placa dental (uma camada incolor repleta de bactérias) Quando o problema se torna mais grave, aparece- com sintomas de sangramento. dor e mau cheiro na cavidade oral, além de aumento de salivação e temperatura.

Outros fatores causam problemas nas gengivas, tais como: próteses mal adaptadas, má oclusão, fumo, alterações hormonais, intoxicação por drogas, má higiene oral, diabetes, sífilis tuberculose, Aids, estresse, alimentação desequilibrada, escovação errada, bruxismo (hábito de ranger os dentes), etc.

Se o problema não for tratado, os dentes ficam moles e caem. Também pode-se indicar ultra- som, bochechos, splintagens (para dar rigidez ao dente), balanceio da articulação dentária, uso de raio laser, curetagem sub-gengival, eliminação de bolsas e, nos casos mais graves, me. dicamentos e cirurgia corretiva

O acúmulo de placa bacteriana pode ser evitado através de uma correta higiene oral. Já o tártaro deve ser eliminado pelo dentista

Mário Ghelman, cirurgião dentista