loading

Tenho 40 anos e meu dentista aconselhou o uso de aparelho corretivo, porque meus dentes são projetados para fora. Gostaria de saber se existem riscos no uso do aparelho dada a minha idade. (Kátia Silva, Rio de Janeiro)

Quem responde é o cirurgião-dentista Mário Ghelman:

A ortodontia ou ortopedia funcional dos maxilares é o tratamento aconselhável para a perfeita correção dos dentes mal posicionados. Deve-se fazer um tratamento ortodôntico, levando em conta uma série de fatores. A mastigação correta é fundamental.

Para que ela possa ser bem-feita, é necessário que os dentes estejam na posição certa para que a pessoa consiga morder corretamente. Uma das maneiras de corrigir o problema de oclusão é o uso de aparelhos ortodônticos fixos ou móveis, que podem ser usados sem limite de idade. Aliado ao tratamento, é necessário abandonar certos vícios como mastigar de um lado só, projetar a língua entre os dentes da frente, apertar ou ranger os dentes, morder canetas, roer unhas e mastigar o cachimbo. Deve-se investigar também se faltam dentes, se há blocos ou obturações fora da altura ideal e dentes inclusos.

Uma má oclusão dentária pode acarretar sintomas como dores de ouvido, problemas de coluna, dores na face, enxaqueca, cefaléia, ruídos nos movimentos da mandíbula (ao mastigar ou ao falar), problemas nos olhos, perda ou amolecimento dos dentes, tensão muscular, aumento da salivação, acompanhada de feridas nos cantos da boca, e hábito de cuspir ao falar. Quando um dos dentes está fora de posição ou mais alto do que o normal, o nervo pode inflamar e precisar de um tratamento de canal. Mesmo que não haja nenhuma cárie, pode ainda provocar o amolecimento e até a perda total do dente.

Há também o caso de arcadas pequenas, que não dão espaço suficiente para a correta distribuição de todos os dentes. Nestes casos, além do uso do aparelho ortodôntico, pode ser necessário extrair um ou mais dentes, abrindo espaço para a distribuição normal dos dentes restantes. Existem ainda os problemas relacionados à saúde da gengiva, cuja causa pode ser também os dentes fora de posição, que provocam sangramento e alterações na gengiva Com relação à idade de colocação do aparelho ortodôntico, o ideal é o tratamento precoce e preventivo, na infância e na adolescência. Porém, graças ao avanço técnico, o tratamento ortodôntico pode ser realizado em todas as idades. O posicionamento correto dos dentes através dos aparelhos ortodônticos, é o tratamento adequado, quando a prioridade for manter os dentes naturais inalterados.