loading

Que medidas podem ser tomadas para prevenir problemas nos dentes e gengivas durante a gravidez? Alterações hormonais podem desencadear problemas na boca? Tomar flúor e cálcio é recomendado? 

Quem responde é o cirurgião-dentista Mario Ghelman, membro da Associação Brasileira de Odontologia. O ideal é que os cuidados com a boca comecem antes de se programar a gravidez. As mulheres que desejam ter filhos devem fazer uma consulta prévia com um cirurgião-dentista para que ele possa fazer uma avaliação de toda a arcada dentária, que pode ser feita a partir de radiografias. O dentista deve eliminar as cáries e os focos de infecção existentes na boca. Cuidados especiais devem ser tomados com os sisos inclusos – que podem apresentar problemas durante a gravidez – para que não precisem ser extraídos nesse período. 

Durante a gestação, algumas medidas profiláticas para evitar problemas gengivais e de cáries podem ser tomadas, como uma escovação adaptada a cada caso, o uso adequado do fio dental, uma dieta orientada pelo dentista – evitando a ingestão de balas, bombons e doces em geral – e a aplicação de flúor diretamente nos dentes (uso tópico). A melhor época para se fazer uma revisão durante a gravidez é entre o quarto e o sexto mês. O dentista deve evitar o uso de raios X neste período. Os anestésicos recomendados para fazer o tratamento dentário são aqueles que não contêm adrenalina. 

É possível que haja problemas gengivais por causa das alterações hormonais sofridas durante a gestação, provocando sangramento e inflamação nas gengivas. Esses problemas podem ser contornados com uma escovação correta, uso de fio dental, bochechos de água morna com água oxigenada e o uso de alguns anti sépticos. A ingestão de flúor pela gestante é discutível pois alguns pesquisadores afirmam que esse elemento seria barrado pela placenta, não passando para o feto. Em mulheres normais, não há razão para se receitar o cálcio. Ele só é indicado se houver alguma deficiência desse elemento no organismo,